Tributar progressivamente para o Brasil crescer

junho de 2023

Para reduzir desigualdade, reforma tributária deve trocar impostos sobre serviços e consumos por renda, escreve Guilherme Coelho

continue lendo

Isenções em Xeque

maio de 2023

Nova regra fiscal impõe revisão dos gastos tributários, inclusive o Simples

continue lendo

Reforma Tributária Integral

janeiro de 2023

Para que o arcabouço fiscal proposto pelo governo funcione, o Brasil precisa de uma Reforma Tributária ampla, geral e irrestrita – começando pelos 400 bilhões de reais em isenções fiscais concedidas anualmente. Desde já, impostos e isenções são a conversa mais consequente e estruturante de 2023

continue lendo

Cinema até os ossos

janeiro de 2023

“Sete mil vezes eu tornaria a viver assim”: aprendendo mais sobre mim ao ver filmes como “Até os Ossos” e me vendo capaz de ter empatia pelo outro — aquele que é de fora, aquela que é estranha, que está em desajuste. 

continue lendo

ENCONTRO MARCADO

02 de fevereiro de 2023

Aproveitando (ou não) o “Pacote da Democracia”, precisamos urgentemente repensar o desenho institucional das forças de segurança no Brasil. Não é apenas a criação de uma Guarda Nacional que vai nos tirar dessa. 

continue lendo

TRANSIÇÃO PARA GENTE

06 de dezembro de 2022

Tirando o primeiro tempo do jogo de ontem, a melhor surpresa deste final de ano é a Transição presidencial. Nunca antes se engajou tanta gente discutindo políticas públicas e futuro. Vai Brasil! Com conversa, e com estudo, a gente avança.

continue lendo

Agora é Futuro, e Juntos

11 de novembro de 2022

Brasil, outubro de 2022: limbo. Ou pior, purgatório. Outubro, com gosto de agosto; desgosto — pra todo mundo.Mas acabou. (Mãe, eu te amo). Agora é cuidar do futuro, e fazê-lo juntos. O Brasil precisa de uma transição presidencial bem planejada e transparente.

continue lendo

JOGO DE CENA DA MORTE

25 de Outubro de 2022

Numa sala no sexto andar de um prédio na Rua do Russel, no bairro da Glória, na cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Coutinho assistia a fitas VHS com gravações de depoimentos de Roberto Jefferson na CPI do Mensalão.

continue lendo

Após o desastre, a reconstrução

11 de Setembro de 2022

É preciso fazer o Brasil voltar para o mundo

continue lendo

Melhores Impostos, para um Estado melhor

28 de julho de 2022

O Estado importa. Segundo a mais recente pesquisa de opinião da Atlas Intel, “impostos altos e ineficiência do Estado” são o quarto maior problema do Brasil —  à frente de criminalidade, desemprego e crescimento econômico.

continue lendo

Ana Carbatti, um Novo Caminho

18 de maio de 2022

Análise: peça ‘Ninguém sabe meu nome’ é um libelo antirracista. O novo espetáculo de Ana Carbatti é, ao lado do filme “República”, de Grace Passô, das grandes obras brasileiras da pandemia

continue lendo

O Estado competente

18 de maio de 2022

Governos importam. Esta é a lição destes últimos três anos e meio de Bolsonaro. E nos ajuda a lembrar que governos são transitórios, correntes políticas se alternam, mas o Estado permanece — e por isso precisa de contínuas atualizações. 

continue lendo

200 anos e o amanhã

21 de maio de 2022

Com o Pix, o Brasil assumiu em menos de dois anos a liderança mundial em transações per capita em sistemas de pagamento rápido. Com o SUS, o país recuperou o criminoso atraso no programa de imunização contra a Covid. No centro destas duas conquistas está o Estado brasileiro. Entre seus protagonistas, servidores públicos responsáveis e responsivos, trabalhando por nós.

continue lendo

A cultura como inimiga

22 de setembro de 2021

A cultura brasileira está reagindo a uma escalada autoritária sem precedentes neste século 21.

continue lendo

A reforma das Forças Armadas

22 de agosto de 2021

Já passou da hora de o país realmente profissionalizar seus quadros militares, para que sejam forças a serviço do Estado e de toda a população, e não de um governo transitório…

continue lendo

Seaspiracy, o documentário que vai mudar sua relação com o sushi

15 de agosto de 2021

Há anos sabemos que devemos reduzir ou mesmo deixar de comer carne bovina, seja devido ao desmatamento que sua produção causa no Brasil, seja pela emissão de gás metano pelos animais…

continue lendo

Estado, sim, mas eficiente e justo

13 de julho de 2021

A reforma administrativa está na Comissão Especial na Câmara dos Deputados e recebeu propostas de emendas recentemente. A origem do projeto, um governo que não trabalha para o diálogo nacional…

continue lendo

Os servidores públicos estão salvando o Brasil

26 de janeiro de 2021

Esperança de superar pandemia está na Fiocruz, Anvisa, Butantan, SUS…

continue lendo

Governos importam

22 de dezembro de 2020

Pessoas motivadas e reconhecidas fazem toda a diferença

continue lendo

É possível transformar o Brasil

21 de outubro de 2020

O futuro da governança pública no país está nas mãos do Congresso — e esta é uma oportunidade que não existia há mais de vinte anos

continue lendo

Reforma administrativa o congresso na cara do gol

21 de setembro de 2020

Não podemos ser eternamente o país que cria dificuldades para vender facilidades.

continue lendo

Pela democracia, transformar o Estado

16 de setembro de 2020

O futuro da governança pública no país está nas mãos do Congresso — e esta é uma oportunidade que não existia há mais de vinte anos

continue lendo

Com nova sensibilidade, arte pode ressignificar gestão pública no país

10 de setembro de 2020

Em 1977, Mierle Ukeles tinha 38 anos, um mestrado, um manifesto artístico e três filhos, mas foi ao se convidar para ser artista residente no Departamento de Limpeza Urbana da cidade de Nova York que ela inscreveu seu nome na história da arte.

continue lendo

Rancor e paranóia no Bolsonarismo

20 de Junho 2020

Hoje, junho de 2020, é possível sustentar com alguma confiança lógica que não há racionalidade em apoiar o Presidente Bolsonaro. Suas atitudes e políticas se mostram contrárias aos interesses individuais, sociais e econômicos, se olharmos a partir de quase todas as perspectivas.

continue lendo

Elogio da Sombra

Dezembro de 2016

Foi num dia especial, dia 18 de maio, num subúrbio da cidade de Yokohama, ao sul de Tóquio. Foi nesse dia, parafraseando o Dapieve, que usando uma saia amarela num estúdio de dança, que eu comecei a amar o Japão.

continue lendo

Por um cinema imaginado

Dezembro de 2015

Acossado por telas de todos os tamanhos, o fazer-cinema hoje impõe um debate – tão extenso quanto essencial – sobre formas de narrativa e experiência artística. Ecos de Umberto Eco e do “Narrador” de Walter Benjamin me fazem acreditar que o maior cinema hoje (para não falar “melhor”) parte de uma narrativa aberta – ao contrário de uma história fechada, com explicações definitivas.

continue lendo

Drogas hoje / Pensando nisso / Pensando naquilo / Não é papo de doidão

13 de outubro de 2012

Em meio à votação do mensalão e aos resultados das eleições municipais, inicia-se agora uma campanha que vai dar o que falar até o carnaval. Um grupo liderado pela ONG Viva Rio se organiza para colher um milhão de assinaturas e colocar em votação no Congresso uma revisão da legislação das drogas no Brasil.

continue lendo

Por que a gente é assim?

21 de julho de 2011

Quem nunca questionou por que algumas pessoas pensam e agem de certa forma, geralmente em momentos de total oposição aos nossos pensamentos e certezas? A questão é que essa pergunta é sempre feita em relação ao outro, àquele que não é igual a nós.

continue lendo

Um Guru que me escapou

1 de Agosto de 2008

Se como acredita o Cildo Meireles – muito provavelmente pra reduzir suas obrigações com entrevistas – falar sobre um projeto é uma maneira de não realizá-lo, poderíamos concluir que escrever sobre um filme incompleto é uma forma de enterrá-lo de vez. Surge então o desafio de, em texto, fazer jus ao esforço audiovisual em vão. Não há segundo take.

continue lendo

O Exército aos Nossos Olhos

12 de Julho 2008

Todos os anos, 115 mil jovens prestam serviço militar nas três Forças Armadas brasileiras. Até quatro anos atrás, esse número superava o total de alunos da maior universidade do país (que, aliás, é privada). Hoje, o Exército é uma mistura de universidade e serviço social. A avassaladora maioria dos jovens busca ali não o encaminhamento de uma vocação, mas sim um complemento de renda para suas famílias. 

continue lendo

A cidade culpada precisa discutir alternativas

Fevereiro de 2008

Há 50 anos com sua morte anunciada, o cinema nos mostrou no último ano que é capaz de Influenciar e mobilizar como talvez nenhuma outra forma de comunicação. Bastaram duas coisas para “aquecimento global” se tornar o conceito da hora: um relatório pessimista da ONU (como tantos outros) e o filme “Uma verdade Inconveniente”, sobre a cruzada ecológica de AI Gore.

continue lendo

Um Cinema em Vias de Desaparecimento?

2005

“Viemos à Paraíba, pra tentar fazer um filme sem nenhum tipo de pesquisa prévia, nenhum tema em particular, nenhuma locação em particular. Queremos achar uma comunidade rural de que a gente goste e que nos aceite.” Esse é o ponto de partida do novo filme de Eduardo Coutinho.

continue lendo

Dos Nazistas aos Canibais

2004

Berlim faz de seu festival de cinema uma festa. Uma cidade que viu e viveu demais nos últimos 70 anos, traz para o mundo visões de alguns mundos. Nos filmes que apresenta mas também em suas ruas. Da chegada de Hitler ao poder em 1933, passando pela Segunda Guerra, pelo muro que dividiu um povo, Berlim é hoje uma cidade multiétnica, reconstruída e reintegrada, hedonista como a Love Parade, sua festa de música eletrônica inspirada no Carnaval carioca.

continue lendo